sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Laelia purpurata alba

Era dia 20 de janeiro de 2011, um dia triplamente especial, pois além de ser o aniversário do meu pai e várias pessoas da família estarem por lá comemorando, tive uma grande surpresa!

Fui no Orquidário Chácara Suíça - onde fui muito bem atendido pela Sra. Zita -, pois eles tem a orquídea Pleurothallis rubens por lá e nada melhor que um presente desses para o meu pai! Foi fato que ele se espantou com o presente, pois não está habituado a ganhar "um vaso de planta", mas tentou ao máximo se interessar por ela, e isso já foi muito gratificante!

Logo depois de entregar o belo presente ao meu pai, como de costume, lancei o olhar para o canto onde ficam minhas orquídeas, era noite, e no meio de todas elas, pude facilmente avista uma única flor aberta, grande e inteira branca, molhada da chuva! Foi espantoso, pois adquiri ela em dezembro de 2010 no Orquidário JR, a planta estava bem pequena ainda e com uma espata precoce, a qual, certamente não deveria vingar pelo fato da planta ser ainda muito jovem - segundo o Sr. José Roberto Thomal disse "a probabilidade da floração é pequena para uma muda tão jovem como esta", e de fato é -, e por isso fiquei feliz demais quando a vi!
Retirei rapidamente o vaso do tempo, e levei-o pra casa, onde ele está com a flor linda até hoje (28/jan), perfumada e incrível!

Esse é o melhor ângulo dela, na minha opinião!
Costumo girar o vaso buscando as formas,
e a elegância sempre impressiona...
A grande vantagem da orquídea estar num vaso é do dono, pois poderá levá-la para um belo cachepô, ou até mesmo ao seu lado sobre a mesa de trabalho, assim como costumo fazer! A lógica biológica da planta consiste em lançar a flor com formas, métodos e odores atraentes o suficiente para seus polinizadores naturais, normalmente as abelhas, que são atraídas pelo perfume da flor, e sob várias táticas que variam para cada planta, os insetos levam o pólem fecundando a orquídea, gerando assim a capsula de sementes! Ao levar a planta para dentro de casa, a vantagem é que com a diminuição da ação do tempo, a flor ganha em durabilidade, porém, seu ciclo natural é parcialmente interrompido!

Essa foi a primeira e inesquecível floração de Purpurata comigo! A flor possui 13cm de diâmetro, toda branca com veias bem finas e visíveis, e o miolo do labelo é amarelado! Perco as contas das vezes que pego o vaso nas mãos e cheiro ela!

Ela desenvolveu rápido demais, pois em dezembro, ainda era um *seedling, e acredito que com a ajuda da rega borrifada com Peter's e Beneroc, ela cresceu forte e rápido, aumentando as chances da espata lançar a flor saudável para fora!

Fiz uma sessão fotográfica dela, claro, e logo que a flor se vá - espero que demore -, vou retirá-la do vaso original de plástico e dar-lhe um belo vaso de barro, pois além das raízes estarem querendo sair pra fora da borda, uma orquídea dessas num vaso de plástico eu não consigo ver!
Assim que eu a envasar adequadamente, farei mais algumas fotos para acompanhar sua evolução, e vou complementando este post conforme o tempo!
Grande abraxxx _o/

*seedling:
Palavra de origem inglesa. Ao pé da letra, seed = sementes, e ling = donzela. A tradução da palavra seedling é "plântula", que significa uma "planta ainda muito nova". Especialistas chamam de seedling uma planta nova que acaba de tornar-se uma pequena muda a partir da germinação da semente! Tecnicamente, uma orquídea é um seedling até o momento que obtém a primeira floração, passando a ser adulta.
Em resumo, o significado mais simples e correto, para o Português do Brasil, é: seedling = muda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário