sábado, 12 de fevereiro de 2011

Como enfrentar o sistema: o passo a passo do pós-perdas.

Dias de caos urbano. É como eu me refiro ao que a maioria dos cidadão de bem enfrentam numa cidade como Curitiba! Vou falar de onde eu vivo, diante do que vejo, e como enxergo as coisas, pois acredito que possa existir outras cidades muito mais caóticas como São Paulo - devido ao seu crescimento -, entre outras brasileiras.
Após eu ter sido vítima de um furto completo, a mão armada, o dias de sucedem, além de somarem grande peso no pós-traumático de um estado psicológico abalado, leva qualquer pessoa, por mais calma que seja, a beira de uma depressão, e evitar isso é uma tarefa complicada!
O fator "lamentação" é o primeiro que deve ser abstraído, pois o ser humano nunca está preparado para perder, e a primeira coisa é concentrar forças buscando métodos para livrar-se desse peso! Não é fácil, assim como tudo que envolve o caso, mas é extremamente necessário! O fato é que cai diante do sistema, de boca no chão, e ao levantar, dei de cara com uma única trilha, com dezenas de ramificações, com placas apagadas, luz turva, silêncio, frio. Hora de trilhar, correr atrás de tudo que se foi...

A primeira coisa que fiz após ocorrer o assalto (23h30min, sexta-feira) foi ligar para o 190, onde é dado o "Alerta da Polícia Militar", onde o sistema recebe a placa do carro e assim, se uma viatura por ai avistar o veículo, eles retornam no telefone de contato (até hoje, nada de nada). Como o carro tem seguro, automaticamente torna-se a ultima coisa a se preocupar, porém, o problema passa a ser o que foi colocado de acessório, o qual o seguro não cobre - e certamente é depenado senão pelo bandido, por quem o acha - e o que foi dentro do carro!
Bom, a próxima etapa é a difícil tarefa de tentar pensar como o bandido para que possa imaginar o melhor método de defesa, ou seja, como ele pode ter prejudicar mais do que já fez, usando o que acabou de levar de você?
Primeira coisa que vem em mente é a carteira com "todos" os documentos dentro! Um dos meus erros foi não possui cópias autenticadas de nada do que estava lá, não que isso irá resolver na hora, mas na sequencia, vão entender o porque.
No mundo em que vivemos, todos os dias, pessoas do mau procuram alternativas para burlar o sistema, fazer coisas e erradas, fáceis e eficazes, com métodos "ganhar fácil fazendo pouco" ou "ganhar mais fazendo menos", como queira, e é claro que pra isso, por meios ilegais é a forma mais usada, ainda mais pelas mentes maléficas do crime!
Então, corri ligar para a empresa de cartões de crédito, cancelei o cartão, e durante isso, a atendente pergunta um monte de coisas e só cancela que você conseguir lembrar de algumas compras que fez etc, e num clima desses, para quem nem lembrava a placa do carro, imagina como foi? Enfim, cancelei, e já pedi outro. Hoje, sete dias depois, chegou uma carta simbólica, confirmando o cancelamento.
Logo depois, liguei para a Caixa, cancelar o o cartão de débito, o que foi bem mais rápido. Para pedir outro cartão de débito, tive que ir na agência na segunda-feira, pois não pede por telefone.
Próximo passo, ligar para a seguradora (HDI), registrar o sinistro. Me atenderam muito bem, e enviaram um taxi para que eu pudesse ir o quanto antes até a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, que fica na Vila Izabel.
Na Delegacia, registrei o Boletim de Ocorrência do furto do veículo, e só, pois eles não registram o B.O. contendo o furto das outras coisas como carteira com documentos e demais pertences, e me orientaram para ir a uma delegacia própria pra isso! Enfim, ficou pra segunda-feira registrar o roubo dos pertences.
Da delegacia, o taxi da HDI me levou até em casa, sem custo algum. Achei bem bacana essa assistência.
Chegando em casa, escaneei o B.O. do veículo e logo enviei por e-mail para a HDI, afim de formalizar tudo o quanto antes.

IMPORTANTE: anote todos os protocolos, datas e números dos documentos produzidos durante o caso, mantendo isso em local seguro, para que no final das contas, você tenha um dossiê montado, caso precise no futuro.

Como já era sábado, pouca coisa se resolve. Então, busquei pensar em tudo que eu poderia fazer durante a semana. E logo descobri que agora, o CPF você faz pela internet. Basta ter os números dos das duas ultimas declarações de Imposto de Renda, e você imprime o seu CPF. Ufa, eu já tinha um documento em mãos.

Segunda-feira chegou, e logo fui no 5.DP, fazer o B.O. dos documentos e pertences, e fazer minha nova certeira de identidade, o que acabei deixando para outro dia devido a fila.

De lá, fui para o Detran dar entrada na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pois sem ela, complica, e para pegar o carro reserva do seguro, no mínimo precisa ter o canhoto que comprova o pedido da nova carteira (que custa R$47,00). A fila é grande, e precisa ter paciência. Demorou cerca de uma hora todo o procedimento da entrada (precisa apresentar o B.O. do veículo, B.O. dos documentos e carteira de trabalho, pois era o único documento com foto que eu ainda tinha).

O RG (carteira de identidade) ficou pra segunda-feira, pois logo percebi que é o menos importante dos documentos, seguido de título de eleitor, o qual será o próximo. Há outros documentos que se foram. O Cartão do Cidadão a Caixa disse que nem precisa cancelar, e quando precisar é só pedir outro. Os Documentos de Rodar do Veículo se foram e como o carro não foi encontrado e nem será, deixa pra lá. Os Cartões de Lojas e Cartões de Locadora de Vídeo é bom cancelar, embora para utilizá-los, o atendente é obrigado a solicitar um documento que comprove identificação, e em últimos casos, se houver alguma compra ou locação feita no seu nome, o B.O. comprova o ocorrido.

Minha "sorte", digamos, foi que eu não ando com a Carteira de Trabalho (útil nesses casos, pois fica sendo o único documento com foto) e Certidão de Casamento (que substitui a Certidão de Nascimento, para esses casos).

Sexta-feira, consegui pegar o carro reserva, porém somente como segundo condutor, pois além de a maioria das locadoras aceitarem como calção somente cartão de crédito com limite de mil reais, a única que achei que aceita cheque (ai o limite vai pra mil e quinhentos reais), a Previcar, o cheque precisa ser de pessoa física e a conta precisa ter no mínimo 2 anos. Tive que recorrer ao meu pai, e vou pagar dez reais por dia de taxa de segundo condutor com seguro para terceiros. Bom, ao menos consigo trabalhar, pois um fotógrafo sem carro, complica.

E falando em seguro de veículos, existe algo que deve ser levado em consideração: Na hora de contratar um seguro, é tudo bacaninha, tudo legal, e o corretor faz o papel da melhor e mais atenciosa pessoa do mundo, o que na prática, você só saberá se isso é verdade ou não quando precisar dele! Digo isso porque o seu corretor é o seu melhor 0800 de seguradora. Ele resolve muito mais coisas do que você pensa, mas ele precisar querer te ajudar. Nesse caso, não tive tanta sorte assim, pois meu corretor de seguros é mais um vendedor de seguros do que um profissional que deveria me ajudar numa situação ruim. Se alguém precisar de um bom corretor, eu indico um amigo, que infelizmente ainda não é meu corretor, mas que já indiquei para alguns amigos e ele atendeu todos muito bem!

No mais, falta o RG e a seguradora trabalhar corretamente e rapidamente para que eu seja ressarcido o quanto antes.
Resta eu trabalhar novamente feito um cavalo, assim como foi 2009 e 2010, recuperar tudo que perdi, cobrir prejuízos e colocar em prática algumas táticas que hoje julgo necessárias para minimizar perdas, diminuir o peso dos danos, e buscar viver da melhor forma no mundo de hoje, onde a segurança é uma felicidade de poucos, disponível para os que podem compra-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário